DIA 114 - Verso, rampa, refrão e ponte

Hoje encerramos nossos 114 dias de oração! Saímos deste dia agradecidos a Jesus por ter nos sustentado a cada dia, e nos ter permitido cumprir o nosso propósito! Certamente essa 114ª gravação do Diante do Trono, realizada em Natal no último sábado, dia 16, marcou a cidade e o Estado do Rio Grande do Norte (foi inaugurado na ocasião um Monumento da Bíblia na Praia do Meio, como um marco do que aconteceu ali). Obrigado a quem esteve conosco nesses dias. Mesmo quem não foi fisicamente para Natal e Maceió, mas foi orando por nós e pelas vidas que serão alcançadas através de cada canção e oração que foram levantadas no Nordeste brasileiro. Muito obrigado!

A cada dia, vocês perceberam que compartilhei uma composição que o Senhor havia me dado (agora, TODAS as minhas composições estão aqui no blog, é só procurar nos posts destes 114 dias e em outros – no DIA 1, eu citei esses outros. A partir de agora assim que o Senhor me der uma música eu vou publicá-la aqui também). E muitos não entenderam alguns termos técnicos que acompanharam as letras das composições. Então, nesse post que encerra essa visão, recebi a direção de desconstruir as partes das músicas e criar uma postagem especial, onde explicarei cada parte que compõe uma música. Deus abençoe!

SUA FORMA MAIS SIMPLES... MELODIA E HARMONIA

Melodia: Sucessão de sons organizados em uma seqüência rítmica. Composição de suporte a letra da canção

Harmonia: Combinação de sons ouvidos simultaneamente e conhecidos popularmente como acordes

Letra: Mensagem explícita da canção. Expressão poética oral do tema

Seções ou partes que formam a canção: Verso, Rampa, Coro, Ponte, Tags 


DESCONSTRUINDO A MÚSICA

Verso: a primeira parte/estrofe da canção

Rampa: parte que leva do verso para o coro (prepara a entrada do coro)

Refrão: a parte que todo mundo conhece, a parte mais forte, a parte que você canta mais vezes na música. Também conhecida como coro

Até aí a canção já está completa, mas temos uma parte nova, que chamamos de Ponte, para reafirmar o que cantamos ou dizer como nós conseguiríamos cumprir isso que a gente falou até então

Ponte: explica, completa as partes anteriores. Desenvolvimento musical dos instrumentos, pois acontece várias repetições. Você pode perceber as texturas, ou seja, a quantidade de instrumentos, e a forma como eles vão tocando a cada vez que se repete a canção. Explica como podemos cumprir tudo o que foi falado, foi dito através do verso, da rampa e do coro

A última seção é o Tag:

Tag: a última parte do coro, geralmente usada assim (usualmente é o nome da canção)

Depois da Ponte ouvimos toda a música. Agora há uma variação dessa estrutura, repetindo Coro, repetindo Rampa, repetindo verso, e cada vez temos um elemento novo.

Vamos agora ver como rechear todas essas seções com a banda (grupo musical para desenvolvimento do arranjo e sustentação da canção) usando Refe’s, Hook’s, Frases, Solos e introduções. 


A BANDA 

Arranjo: Ligação entre os elementos da música – letra, melodia, harmonia e ritmo. Organização e planejamento das seções da música, dos destaques de cada instrumento.

Novas seções: Introdução, reintro e solos instrumentais

Reefs: Células executadas da mesma forma e ao mesmo tempo por toda a banda

Hook: Gancho, Anzol, Reef usado como sinal para voltar a uma seção

Frase: Melodia executada por toda a banda

Kick and Bass (do coro): Padrão executado pelo baixo e bumbo da bateria. Na música pop, redução do conceito de Groove. Encaixe, entalhe, rotina, esquema. Alicerce ou estrutura do acompanhamento.

Solo instrumental: Divide a música em duas partes; ênfase para guitarra (banda acompanha)

Gostaria que você, que recebeu o dom da composição e quer se capacitar para oferecer o melhor para o nosso Deus, observasse nas canções que compartilhei nesses 114 dias de oração. Acredito que Deus não fica impressionado se cantamos bem ou mal. Ele tem os próprios anjos, que nem precisam respirar entre as frases! Mas o que toca o coração de Deus é o nosso coração de verdadeiro adorador. Deus busca adoradores e não adoração. Ele busca relacionamento conosco! Ao mesmo tempo, Deus é excelente. Tudo o que Ele faz é assim. Então, devemos buscar nos aperfeiçoar em tudo nas nossas vidas, pois queremos nos parecer com nosso Pai! Sabemos também que temos a missão de levar a mensagem a outros. Quanto melhor compormos, cantarmos, tocarmos, dançarmos, nos expressarmos, mais pessoas poderão ser alcançadas pelo nosso testemunho enquanto adoramos. E é por amor a Deus e pela missão de alcançar as pessoas, que buscamos ser excelentes tecnicamente. Mas o que nunca podemos perder é esta motivação de agradar a Deus em primeiro lugar, e isso, não tem nada a ver com a técnica, e sim, em ser um verdadeiro adorador.

Que você possa aproveitar essas dicas para usar na sua banda, na sua igreja, onde você for tocar no evangelismo, para a glória de Deus.
 

Nosso momento
Letra e música: Breno Custódio

Não sou mais eu quem vivo
Mas sei que o Senhor irá
Em mim terminar
A boa obra que começou
Eu creio

Preparas pra mim
Um lindo jardim
E ali estaremos nós dois
Não importa o depois
Não importa o que foi
Só quero aquele momento 

Só quero este momento 2x
De profunda intimidade
Comunhão, fidelidade
Completa expressão de amor
Pelo meu Senhor 

Ponte:

Estou em busca de novos horizontes
Eu estou em busca das minhas primeiras obras
Novas possibilidades de demonstrar meu amor
A Ti

Me disponho
Te encontro
Reina em mim

Tag:

Pelo meu Senhor
Eu estou em busca
Tecnologia do Blogger.