Plano de musculação do Vin Diesel em 1 ano de malhação

Estou completando um ano de um monte de coisa (haja vista no Arquivo do blog, meus posts dessa época do ano passado). Um deles é um ano de academia e vim compartilhar aqui, espaço de todos nós, o que tanto eu procurava na internet há um ano e não encontrava: algum plano, ou casos VERDADEIROS de alguém que, depois de determinado tempo de malhação conseguiu alguma coisa. E em felicidade, eu digo: eu consegui!

Existe uma revista americana, que aqui no Brasil é editada pela Abril, que se chama Men’s Health. Ela é muito boa, apesar do forte apelo à sensualidade. Seu conteúdo trata da saúde, estilo de vida e exercícios do homem que quer estar em forma, ou simplesmente saudável. E na edição de maio deste ano da edição americana, o Vin Diesel, ator, compartilhou o seu plano de musculação. Como essa revista parou em minhas mãos, eu vou compartilhá-lo aqui para você! Antes de tudo quero dizer que você deve se adequar à sua realidade. Não adianta querer fazer tudo que é passado, mas conte sempre com a ajuda de seu instrutor de academia ou personal trainning, que estudaram para exercer tal função e sabem muito bem o que te passar para você chegar no seu objetivo. Outra coisa que quero frisar para você que irá começar a malhar, é que a responsável por 80% do seu crescimento será a alimentação. Por exemplo, veja um exemplo real (O MEU, HAHAHA), abaixo. Veja fotos de como eu era há um ano atrás e de como estou hoje, ainda sem tomar nenhum suplemento alimentar (clique nas fotos para vê-las maior):

HÁ UM ANO ATRÁS.







AGORA. Ainda não tomei suplementos, pois meu objetivo até então foi a definição. Os músculos do abdômen, por exemplo, não têm ligação nenhuma com a gordura que os cerca, por isso é tão difícil ter um abdômen de tanquinho. E não adianta apenas fazer abdominais, tem que perder a gordura, pois nenhum exercício para abdômen no mundo fará com que a camada de gordura que cobre os gomos desapareça. Cheguei na definição que eu queria. Agora, com um baixíssimo nível de gordura, como o dos atletas (5), vou partir para a fase de bulking, ganho de massa muscular, e vou usar sim suplementação (ano que vem faço outro post, hehe). Mas veja as fotos de hoje, ainda sem o uso de suplementos:
 





É importante dizer que na proporção que você ganhou músculos, ao parar de malhar em proporção quadrada você perderá o que ganhou. Meu instrutor sempre deixou claro pra mim que a musculação é uma atividade física ingrata: você demora um ano pra ganhar, mas parando com três meses você perde. Não malho desde que retornei do Rio Grande do Norte. Agora, de volta à minha rotina em Belo Horizonte, irei voltar para não parar mais, pois meu braço está bem flácido.

E coma de tudo, sem frescura. Como Diesel diz na edição americana, ele mudou seu regime ao longo dos anos. “Nesta fase da minha vida eu estou tentando ajustar cada parte do corpo. Quando era mais novo eu estava tentando ganhar peso, o máximo possível. Agora eu me concentro em cada parte do corpo para defini-lo. Eu machuco o músculo com dois conjuntos de levantamento de peso e depois repito o exercício diminuindo as séries, porém com mais peso”.

O primeiro passo para desenvolver uma dieta para ganho de massa muscular ou perda de gordura (para se ter definição) é calcular quantas calorias serão necessárias para alcançar o nosso objetivo. Basicamente para perder gordura, teremos que ingerir menos calorias do que gastamos durante o dia e para ganhar massa muscular, o oposto. A escolha dos alimentos da dieta é muito importante, mas saber quantas calorias você gasta e quantas está ingerindo fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Faça seu cálculo nesse site.

Diesel criou o treinamento da malhação influenciado por técnicas de sua antiga escola de musculação, e assim mantém sua massa muscular. Hoje, depois que já alcançou seu objetivo, somente mantém a massa que tem e se volta para exercícios mais rápidos, como treinamento de luta e free-running (para eliminar a gordura). O resultado é um corpo com tamanho e bem definido. Vin ainda pratica yoga e pilates. Esta última se estende aos músculos.

O ator de “Velozes e Furiosos” possui um corpo forte e mente concentrada, construído ao longo de seus 43 anos. Dedicação é fundamental. Pastor Márcio disse isso recentemente no culto do dia dos pais em Lagoinha, quando se está sendo treinado, você não percebe que está crescendo. Mas vai fazendo mesmo que os outros nada notem, mesmo que você mesmo não note nada! Um dia certamente o seu esforço será recompensado. Eu por exemplo nunca me comparei à outro rapaz na academia. Além de cada organismo responder de uma forma diferente aos treinos, geralmente aqueles que já têm um físico formidável já possuem um tempo favorável de musculação. Nunca me esquecia de que eu estava começando agora.

Além da edição americana de Men’s Health UK de maio, Vin também estampou as edições da Men’s Health Mexico de abril e também a Men’s Fitness UK de junho, e vou compartilhar essas revistas para você.

As lições que Vin aprendeu com seus pais têm sido a base de uma carreira extraordinária. Ele diz na revista: “Minha mãe costumava dizer que eu me tornei um lutador, um homem forte e um cara duro para proteger quem eu sou na minha essência.” Esse exterior áspero possui uma dupla-finalidade (não apenas por estética, aparência). O resultado da formação para a auto-defesa, como disse sua mãe, o torna um homem “macho”, incomum nos dias de hoje, infelizmente. A masculinidade hoje em dia está banalizada, e o homem de verdade é visto como rude aos olhos da sociedade – por exemplo, eu me lembro que tinha gostado demais do Marcelo Dourado ter ganhado aquela edição do Big Brother que ele voltou à competição, enquanto todo mundo falava que ele era grosso demais, quando na verdade apenas exercia o caráter de um homem em sua essência. Vin diz: “Meu exterior significa que eu sou realmente uma das poucas pessoas que podem mostrar o amor sem vir através de algo suave.” Diesel construiu seu corpo da maneira mais difícil, treinando em ginásios de rua. Ele não tinha à sua disposição as modernas academias que hoje temos. Trabalhava como segurança nas portas de discotecas da cidade mais perigosa dos Estados Unidos na década de 1980: “Fui guarda durante 10 anos em Nova York”. Como ator esforçado, ele precisava trabalhar para investir em sua carreira. “Na prática isso significa trabalhar fora, diariamente, nas ruas todas as noites.” A dedicação na malhação nesse ginásio foi essencial. Vin Diesel diz ter valido a pena cada esforço nesse caminho e completa: “Muita liberdade mental, emocional e criativa vem da percepção de uma coisa pequena, a força física”.

Vin não rosna. É apenas homem. Filho, irmão, marido, pai. Tem 43 anos e possui uma popularidade incrível, tendo o terceiro Facebook mais popular do mundo, dispensando lições de vida e sabedoria espiritual: mais de 20 milhões de curtidores – o equivalente à população de Mumbai, na Índia. Diesel não tem Twitter, para focar seguidores para um única mídia – tornando mais fácil a atualização e cuidado para com essas pessoas (ele só criou e reservou o nome @vindiesel para não dar vazão a impostores. Esse perfil não aceita seguidores).

Sua página está atrás apenas da de Michael Jackson e Barack Obama. Diesel mantém contato regular com as pessoas em todos os cantos do mundo, oferecendo seus pensamentos sobre amor, paz e energia. “Eu não estou dizendo que você tem que ver o mundo através de óculos cor-de-rosa”, ele diz. “Mas há uma maneira de viver a vida que envolve energia positiva”. Diesel ressalta a importância de se considerar como você se apresenta para o mundo. Coco Channel disse que não importa de onde você vem, o que você tem, importa o que você se considera, quem é você. Você sabe quem é você? As pessoas te tratarão da forma que você se ver e portar-se. É espontâneo. Diesel diz: “Você quer ser o crítico constante, sarcástico e engraçado, mas, eventualmente, deprimente por querer ser todas essas coisas para agradar às pessoas? Ou você preferiria ser o cara que tenta ver o melhor em tudo, tendo o que te difere dos demais e talvez apenas UMA personalidade em UM segmento?” De acordo com a Diesel, este último fará você ir muito mais longe na vida e em sua carreira.

Diesel não usou seu corpo para se promover – o que seria uma espécie de prostituição. Malhava porque gostava, e para se auto-defender no seu trabalho de segurança, ficando forte. Porém usou da reputação de tenacidade e obstinação para tomar posse de sua carreira de ator em seus próprios termos. Por acreditar em um roteiro que contava uma história que se baseava em corridas de rua, por ter essa visão criativa dos filmes “Fast & Furious”, e sendo decidido e determinado sobre o que era aquilo, e o que queria pra vida, ele convenceu um estúdio para fazer dele um produtor. Ele é efetivamente o seu próprio patrão na saga “Velozes e Furiosos”, que recentemente estreou seu quinto longa-metragem, com cenas feitas aqui no Brasil, no Rio de Janeiro.

Por mais banal que pareça, Vin Diesel, o brutamontes que trabalhava nas portas de casas noturnas de Nova York, conseguiu algo bastante notável. Ele tem músculos que lhe trouxeram um belo caminho para o equilíbrio, tranquilidade e facilidade mental. Vin usou sua reputação temível para dizer ao mundo tudo sobre ela – é possível ser amável sem ser gay. Capitalizando sobre seu físico durão e personalidade máscula, ele libertou a si mesmo para viver sua vida exatamente como lhe agrada. “É uma atitude surpreendentemente agradável. É ser encapsulado pelo próprio homem.” Ele explica: “Com a idade, você chega a um lugar onde não importa o que as pessoas vão pensar. Você quer apenas dar às pessoas um abraço, valorizar vidas. Sem status, sem interesse.” Valorizar o ser humano sem ter medo de receber algum título.

Termino então com as imagens digitalizadas das revistas usadas na tradução de partes do texto que você acabou de ler. Deus abençoe com Sua força, você, que irá iniciar o seu treino de musculação! Oro para que você seja luz em sua academia, e que você cresça cada vez mais (literalmente), hahaha.

Um abraço pros irmãozão,

Breno Custódio (www.facebook.com/brenocustodio).






Men's Fitness

Men's Fitness

Men's Fitness

Men's Fitness

Men's Fitness

Men's Health México
Tecnologia do Blogger.